terça-feira, 6 de agosto de 2013

O rato e a ratoeira



Postei em meu blog de Histórias Infantis a fábula do rato e da ratoeira, mas se refletirmos bastante vemos que sua mensagem é muito profunda e nos ensina muito sobre união e sobre nos comprometermos com as dificuldades alheias, se os outros animais tivessem se preocupado com a ratoeira que podia machucar o ratinho, ela teria sido desarmada, a cobra teria ido embora e a mulher estaria viva, pense nisto, um gesto nosso pode mudar uma cadeia de acontecimentos.



     Um ratinho, olhando pelo buraco da parede de sua toca, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos.  Foi ao galinheiro e falou:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!

     A galinha disse:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda. E a galinha contunuou a ciscar.

        O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:

- Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira !!!

      O porco respondeu:

- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos.  Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces. E o porco conntinuou a chafurdar na lama de seu chiqueiro.

      O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:

 - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!!! E ali ficou a balançar o rabo e ruminar.

      Então o rato voltou para sua toca, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Eis que naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra peçonhenta picou a mulher. O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela foi medicada mas voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. Assim, o fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha. Como a doença da mulher piorasse, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

            Mas a pobre mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.



     MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez em que você ouvir  alguém dizer que está diante de um problema e acreditar que esse problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira no rancho, toda a fazenda corre o risco.  

(Autor desconhecido)




2 comentários:

  1. Oi Raquel! Está muito lindo teu blog, amei a postagem, parabéns!
    Agradeço o carinho das tuas visitas nos meus cantinhos, amiga e irmã em Cristo, amo a tua presença por lá! Amei a divulgação na lateral do teu blog, obrigada!
    Super beijo! Fiques com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandrinha, já estava com saudade de receber seus recadinhos, você nos acostumou muito mal rsrsr. Você tem um cantinho especial no meu coração e no meu blog. Beijos!!!

      Excluir